Os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores (Comitê de provas) da OBR. Essa modalidade é realizada em uma única fase para os níveis 0-4 e em duas fases para o nível 5. A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país.


A Modalidade Teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

  1. Nível 0: Corresponde à Pré-Escola. Destinada aos alunos regularmente matriculados no 1o ano no regime de 9 anos.
  2. Nível 1: Corresponde ao 1o. Ciclo dos parâmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados nas 1ª e 2ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 2o e 3o anos no regime de 9 anos.
  3. Nível 2: Corresponde ao 2o. Ciclo dos parâmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados nas 3ª e 4ª séries do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 4o ao 5o ano no regime de 9 anos.
  4. Nível 3: Corresponde ao 3o. Ciclo dos parâmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 5ª e 6 série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 6o. e 7o. ciclos no regime de 9 anos.
  5. Nível 4: Corresponde ao 4o. Ciclo dos parâmetros curriculares nacionais. Destinada aos alunos regularmente matriculados entre a 7ª e 8ª série do ensino fundamental no regime de 8 anos ou 8o ao 9o ano no regime de 9 anos.
  6. Nível 5: destinada aos alunos regularmente matriculados em qualquer série/ano do ensino médio ou técnico. Os melhores alunos deste nível serão convidados a frequentar um minicurso** de robótica com kits educacionais.
**Alunos que já tenham contato com robótica em sua escola ou que já tenha participado do minicurso em anos anteriores não serão selecionados.
 

Informações Importantes:

As modalides Prática e Teórica são independentes e os estudantes podem se inscrever nas duas modalidades.

Alunos podem participar da OBR modalidade teórica por outra instituição que não a sua de origem, desde que tenha permissão de sua escola de origem para tal;

O conteúdo programático para cada uma das séries pode ser encontrado na Matriz de Referência da OBR. As provas, adaptadas em forma e conteúdo a cada faixa etária, terão duas horas de duração.

Nesta modalidade, na primeira fase, cada escola aplica as provas teóricas aos seus alunos, por intermédio do professor responsável, na data nacionalmente definida (em 2016: 17 de junho de 2016).

A partir de 2016, para os alunos no nível 5, existe uma segunda fase, a ser realizada em sedes regionais. O melhor aluno de cada estado receberá como premiação um minicurso de robótica. A data da segunda fase do nível 5 é 19/08/2016.

Os alunos participantes devem estudar os conteúdo conforme matriz de referencia e fazer a prova no dia indicado em sua escola. Os melhores alunos da escola e do país serão premiados com medalhas.

O que é necessário para inscrição?

Nome, série e data de nascimento dos alunos. As inscrições desta modalidade são gratuitas.

Quem pode participar?

Qualquer aluno do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição.

Data da Prova

FASE 1: dia 17 de Junho de 2016 em todo o território Nacional.
FASE 2 (apenas para o nível 5): dia 19 de Agosto de 2016 em todo o território Nacional.

 

35,398 total views, 20 views today