Premiação (MT)

Um dos objetivos da OBR é reconhecer e estimular os jovens em todo o território nacional. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza todos os anos a distribuição de um grande número de medalhas e certificados, além de oferecer cursos gratuitos de robótica, apoiar alunos para a participação na fase final e apoiar alunos para participar da competição internacional de Robótica, a RoboCup. As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes.

 

Medalhas


Trofeu e Medalhas (7)

Os participantes da OBR com elevada distinção receberão medalhas da organização. A distinção, para a OBR, dá-se de duas formas diferentes: em função do desempenho do aluno em uma edição da olimpíada (buscando reconhecer os jovens com elevado potencial para áreas técnico-científicas), ou então em função da expressiva melhora do desempenho individual do aluno ao longo dos anos (nesse caso estimulando o jovem a superar seus próprios limites pessoais).

Essa medalha, via de regra, será encaminhada pela organização da OBR para as escolas, exceto em casos especiais onde as medalhas serão entregues diretamente ao aluno. Cada aluno receberá o limite de 1 (uma) medalha da OBR por ano, mesmo que faça jus a mais de uma destinação. Além da medalha física recebida, a OBR mantém desde 2009 um quadro de medalhas virtual, disponível para as escolas e professores em área especial do sistema OLIMPO.

Toda medalha física atribuída a um participante da OBR será permanentemente registrada de forma virtual no quadro de medalhas da escola como um reconhecimento da OBR ao seu mérito e à contribuição para a formação de recursos humanos no Brasil ao longo dos anos. A liberação das medalhas e certificados fica completamente condicionada ao recebimento das provas dos alunos.

 

Medalhas conferidas na primeira fase

 

medalha_ouro Medalha de Ouro. Medalha conferida pela OBR à faixa de alunos com o melhor desempenho nos estados ou no país na modalidade Teórica, A faixa de medalhas de ouro será determinada anualmente pela coordenação da OBR, sendo que ao menos 100 alunos anualmente receberão esta medalha na modalidade teórica.
medalha_prata Medalha de Prata. Medalha conferida pela OBR a uma faixa de alunos com elevado desempenho nos estados ou no país na modalidade Teórica. A faixa de medalhas de prata será determinada anualmente pela coordenação da OBR, sendo que ao menos 100 alunos anualmente receberão esta medalha na modalidade teórica.
medalha_bronze Medalha de Bronze. Medalha conferida pela OBR a uma faixa de alunos com elevado desempenho nos estados ou no país na modalidade Teórica. A faixa de medalhas de bronze será determinada anualmente pela coordenação da OBR, sendo que ao menos 100 alunos anualmente receberão esta medalha na modalidade teórica.
medalha_honra_merito Medalha de Honra ao Mérito. Medalha conferida pela OBR os melhores alunos em cadá nível nas modalidade Teórica em cada escola em reconhecimento ao talento demonstrado. A medalha de honra ao mérito não será encaminhada ao aluno que já tenha atingido os critérios para receber medalhas de ouro/prata/bronze conferidas pela OBR na edição em questão. Cada escola participando da OBR receberá ao menos 1 (uma) medalha por edição da olimpíada.
medalha_merito_estudantil Medalha de Mérito Estudantil. Medalha conferida pela OBR aos alunos que obtiverem substancial melhoria em seu desempenho em edições sucessivas da OBR, em reconhecimento ao seu elevado grau de comprometimento e dedicação aos estudos. Não há limite de alunos para esta medalha.

 

Medalhas conferidas na fase final

 

medalha_finalista Medalha de Finalista. Conferida aos alunos convocados das modalidades Teórica (Nível 5) para o minicurso de robótica.   Esta medalhas será distribuída no local da etapa nacional da OBR a todos os alunos participantes do minicurso de robótica.
medalha_campeao_brasileiro Medalha de Campeão Brasileiro. Conferida ao alunos da modalidade Teórica (Nível 5) vencedor do desafio imposto no minicurso de robótica.  Será conferida em cerimônia especial durante a etapa nacional.
medalha_vice_brasileiro Medalha de Vice-Campeão Brasileiro. Conferida ao aluno da modalidade Teórica (Nível 5),   vice-campeão do desafio do minicurso de robótica. Será conferida em cerimônia especial durante a etapa nacional.
medalha_terceiro_brasileiro2 Medalha de Terceiro Lugar Brasileiro. Conferida ao aluno da modalidade Teórica (Nível 5) e que obteve a 3a. colocação no desafio do minicurso de robótica. Será conferida em cerimônia especial durante a etapa nacional.

 

Medalhas Especiais

 

medalha_merito_nacional Medalha de Mérito Nacional. Medalha especial que pode ser conferida pela OBR a alunos, professores e/ou escolas em situações especiais de distinção, tais como forte capacidade de superação, união, desempenho ou dedicação para com o ensino brasileiro.

 

Certificados

A OBR fornecerá certificados de diferentes naturezas aos participantes. Os certificados serão fornecidos de forma digital (PDF) e estarão disponíveis para download das escolas no sistema OLIMPO mediante login e senha. Em casos especiais a OBR poderá fornecer também certificados impressos. Para efeito da emissão de certificados serão considerados alunos participantes apenas aqueles devidamente inscritos na base de dados da OBR e que tiverem notas corretamente atribuídas pela escola dentro do prazo estipulado para tal pela organização da OBR. Não serão fornecidos certificados para inscrições na OBR realizadas posteriormente à data-limite.

Certificado de Participação – A OBR fornecerá certificados de participação a todos os inscritos.

Certificado de Difusão – A OBR fornecerá certificados especiais a escolas e professores que tenham um elevado número de alunos inscritos na OBR, independente de suas notas, em reconhecimento a sua valiosa contribuição para a formação de recursos humanos para o Brasil e seu compromisso e investimento para a melhoria do processo ensino-aprendizagem

Certificado de Desempenho – A OBR fornecerá certificados a todos os alunos premiados com medalhas, em nível nacional e estadual. Os certificados conterão o nome do aluno, sua escola e professor responsável, sendo válidos para todos os envolvidos como reconhecimento da OBR pela valiosa contribuição na formação de recursos humanos para o Brasil. A OBR fornecerá certificados especiais também às escolas e professores cujos alunos tenham um elevado desempenho médio na olimpíada, desde que a escola possua um número elevado de alunos inscritos.

É preciso destacar que, de acordo com a política de divulgação de notas e informações da OBR, nenhum dos certificados conterá notas dos envolvidos.

 

Etapa Nacional – Minicurso de Robótica

A fase final da OBR é sempre realizada em conjunto com outros eventos nacionais de robótica, como a Competição Brasileira de Robótica (CBR) ou a Competição Latino-Americana de Robótica (LARC) para universidades, bem como em conjunto com renomados congressos nas áres de Robótica e Inteligência Artificial realizados pelas sociedades científicas que apoiam a OBR.

A realização dessa final conjunta é, por si, um estímulo aos jovens finalistas da OBR, que ficarão em contato direto com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil nesta área do conhecimento. A OBR espera oferecer apoio aos aluno selecionados nas modalidades Teórica (Nível 5). O tipo e a extensão desse apoio dependerão dos recursos disponíveis para a OBR no ano em questão bem como recursos e serviços ofertados por patrocinadores, e serão divulgados juntamente com a convocação dos melhores alunos do Brasil.

 

Outros prêmios

A OBR sempre busca estimular, junto a seus patrocinadores, a distribuição da maior quantidade de prêmios para os alunos participantes. Embora esforços sempre sejam realizados pela comissão organizadora, não há garantias da distribuição de quaisquer outros prêmios em nenhuma das categorias.

20,842 total views, 17 views today