OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica

Perguntas Frequentes

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Antes de enviar um e-mail à Organização Geral, verifique se sua dúvida já não está respondida na lista de Perguntas Frequentes, no material disponível na página da Modalidade (Prática ou Teórica), ou no Portal do Participante. Se a dúvida/solicitação ainda persistir, envie o e-mail para obr@robocup.org.br com as seguintes informações:

  • Nome completo
  • E-mail de cadastro no Sistema Olimpo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Cidade e estado
  • Se a dúvida é sobre Inscrições, Modalidade Teórica ou Modalidade Prática
  • Nome completo, data de nascimento, CPF (se tiver) e curso atual dos estudantes, se sua dúvida/solicitação for com respeito a estudantes sob sua tutela ou
  • Nome completo, endereço, CNPJ, código INEP, da instituição, se sua dúvida/solicitação for com respeito à instituição
  • Dúvida/Solicitação

Essas informações já no primeiro contato agilizam a resolução do problema relatado. NÃO envie sua senha pessoal por e-mail.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas, independentemente. Leia mais sobre.

A OBR fornece as seguintes premiações:

  • Certificados de Participação para todos os professores e estudantes diretamente ligados ao evento (registrados no sistema Olimpo).
  • Certificados de Premiação para os estudantes conforme o seu desempenho na Modalidade Teórica e Prática.
  • Medalhas de Premiação para as Modalidades Prática e Teórica conforme as normas de cada modalidade.


Para ver as premiações de uma determinada modalidade, entre na página da mesma e saiba mais:
Modalidade Teórica | Modalidade Prática

É possível encontrar o cronograma de atividades na página do Portal do Participante, clicando e vendo a seção da modalidade específica.

A organização da OBR está estruturada de modo a permitir sua difusão pelos estados brasileiros. É constituída por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Para conhecer nossa coordenação e secretaria, veja Quem Somos.

 

Uma Equipe de Garagem é aquela em que o professor não está vinculado formalmente a uma instituição de ensino. A utilização da EQUIPE DE GARAGEM como instituição só é permitida para as Modalidades Práticas.

No momento da inscrição, existe um cadastro ativo no sistema Olimpo, é preciso somente digitar EQUIPE DE GARAGEM (Sem identificação de Instituição de Ensino). Esta instituição é utilizada por TODAS as equipes de garagem.

A OBR será formada pelas modalidades:

  • Modalidade Teórica – Níveis 0, 1, 2, 3, 4 e 5;
  • Modalidade Prática Presencial Robótica de Resgate;
  • Modalidade Prática Presencial Robótica Artística;
  • Modalidade Prática-Virtual Simulação; (Etapa Nacional será transmitida no canal da OBR no YouTube 
  • Modalidade Prática-Virtual Apresentação (Etapa Nacional será transmitida no canal da OBR no YouTube 

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Para inscrever-se na OBR, siga o passo-a-passo descrito na página Participe da OBR.

A OBR destina-se a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, os estudantes competidores devem ter no máximo 19 anos.
A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Não há qualquer tipo de taxa ou custo para participação.

O campo “Escolaridade” diz respeito ao último grau que você ou seus estudantes tenham finalizado. Portanto, para estudantes cursando ainda o Ensino Fundamental deve-se selecionar a opção “Nenhum”. Para estudantes cursando o Ensino Médio, deve-se selecionar a opção “Ensino fundamental completo”, e assim por diante.

A instituição provavelmente já possui um cadastro ativo no Sistema Olimpo.

Você pode se vincular a ela através da guia “Meu perfil > Gerenciar instituições” e clicando no botão “Adicionar instituição de ensino ao perfil“. Sugerimos que busque a instituição apenas com o código INEP.

Para inscrição nos eventos disponíveis no Sistema Olimpo  é obrigatório que sejam informados os CPFs dos participantes. Participantes que não possuírem CPF informado não poderão participar dos eventos.

Estes dados são solicitados pelo Ministério de Ciência e Tecnologia e pelo Ministério da Cidadania.

Além disso, os CPFs estão sendo utilizados como chave primária no Sistema, para evitarmos perfis duplicados.

Os alunos podem ser inscritos em uma ou mais modalidades. Não é necessário participar de uma modalidade para participar de outra.

Para a Modalidade Teórica, o professor deve estar vinculado à uma escola ou ONG com fins educacionais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Ensino Técnico.

Para as Modalidades Prática Presencial, Prática-Virtual Simulação e/ou Prática-Virtual Apresentação, não é necessário o professor responsável estar formalmente vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Ensino Técnico, podendo ser um pai ou mãe de aluno, inscrevendo-se através de uma “Equipe de Garagem”. As equipes nestas modalidades devem conter de 2 a 4 estudantes.

Cada Manual de Inscrições possui um cronograma específico para cada modalidade. É de responsabilidade do professor responsável pelas inscrições verificar o(s) cronograma(s) da(s) modalidade(s) de participação.

Os professores responsáveis pelas inscrições só podem ser alterados dentro do período de inscrições.

Modalidades com inscrições encerradas não podem ter seus professores responsáveis alterados.

A alteração é a remoção da participação do professor antigo para que o novo professor possa efetuar as inscrições em seu perfil (por isso, as inscrições devem estar abertas).  Um novo professor deverá efetuar todas as inscrições dos alunos novamente, dentro do prazo para inscrições.



Conforme informam os Manuais de Inscrições, não é permitido alterar participantes após o fim do período de inscrições. Também não é permitido alterar os nomes dos alunos, pois cada perfil é associado a todas as participações do aluno no Sistema Olimpo. Além disso, se for(em) constatada(s) alteração(ões) não autorizada(s) pela Organização Geral, a(s) equipe(s) pode(m) ser desclassificada(s).

Somente serão considerados os alunos que tiveram suas inscrições concluídas dentro do prazo para inscrições. Não serão aceitas solicitações de conclusão de inscrições efetuadas após este prazo.

Somente são aceitas solicitações de alteração na composição de equipes quando uma equipe permanece com apenas 1 aluno originalmente inscrito e assim fica impossibilitada de participar.

Caso a equipe se enquadre neste caso (equipe permanece com apenas 1 aluno originalmente inscrito e assim fica impossibilitada de participar), a solicitação de alteração será aceita. Pedimos que então informe para o email obr@robocup.org.br:

  •  Modalidade e nível de participação;
  • Qual será a atual formação das equipes a serem alteradas, de qual equipe o aluno sai e qual equipe o aluno ingressa (verificaremos se a equipe se enquadra na situação “equipe permanece com apenas um aluno”);
  •  Os seguintes dados dos alunos: Nome completo, CPF, data de nascimento e escolaridade.
  • Os seguintes dados do professor responsável pelas inscrições: Nome completo, CPF e email;
  • Nome da instituição de participação (como está no Sistema Olimpo).
 

Todos os alunos de uma equipe devem pertencer ao mesmo nível.

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O professor pode emitir os certificados de duas formas:

(i) Geral 

1) Acessar o Sistema Olimpo ;

2) Na aba “Eventos”, clicar em “Minhas inscrições”;

3) Na participação desejada, clicar no botão “Evento” à direita:

4) Na página do evento, clicar em “Ações & Inscrições”:

5) No fim da página, está disponível o menu com os resultados:

 Em “Certificados”, podem ser emitidos os certificados dos alunos. Ao clicar no botão à direita de cada certificado, é gerado o arquivo.

Os certificados emitidos ficam disponíveis em “Documentos > Documentos Disponíveis”.

Caso tenha dificuldades em encontrar o(s) certificado(s) de um aluno, recomendo buscar pelo nome deste aluno.

(ii) Individualmente

1) Acessar o Sistema Olimpo ;

2) Na aba “Eventos”, clicar em “Minhas inscrições”;

3) Na participação desejada, clicar no botão “Visualizar inscrição” à direita;

4) Em Documentos > Certificados podem ser gerados os certificados daquela inscrição.

Os alunos com perfil no Sistema Olimpo podem gerar os certificados nas abas “Documentos > Gerar certificados”.

Os certificados emitidos ficam disponíveis em “Documentos > Documentos Disponíveis”.

Atenção: alunos que não possuem perfil no Sistema Olimpo (inscrição sem email verificado) podem criar seus perfis em https://olimpo.robocup.org.br. Os certificados destes alunos estarão disponíveis em seus perfis em até 24 horas.

No caso de problemas com a formatação dos certificados (sem imagem de fundo, assinatura ou QR-code fora da página), favor nos informar pelo email  organizacao@obr.org.br com as informações:

  • qual o certificado com problemas de formatação;
  • dados do perfil que pertence o certificado (nome completo e CPF).

A atualização dos dados do cadastro de  uma instituição é realizada  através do  Sistema Olimpo.

Modalidades Práticas

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Para saber mais sobre a modalidade prática, acesse a página da modalidade: Modalidade Prática.

A OBR incentiva a participação ativa da comunidade, e há inúmeros canais no Youtube, páginas no Instagram e muito mais, que compartilham suas jornadas e seus projetos com robótica educacional para ajudar a todos. Não há um jeito ou robô correto para participar da OBR, inovações e soluções alternativas são sempre bem vindas!

Para saber mais sobre a premiação da modalidade prática, acesse: Modalidade Prática.

O professor/tutor DEVE possuir mais de 18 anos.

Sim. Aceitam-se estudantes de escolas diferentes em uma única equipe, desde que o aluno autorize sua participação por outra instituição que não a sua (Equipe de Garagem ou instituição diferente).

É preciso entrar em contato com o Representante Estadual do seu estado, na página do seu estado em Portal do Participante, além de preencher o Termo de Adesão de Voluntário encontrado na página de Documentos e Manuais.

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Veja o Manual das Regras conforme o nível de competição no Portal do Participante.

Podem ser utilizados quaisquer materiais para participação (com exceção de kits de robótica com robôs já prontos), desde que todo o desenvolvimento na construção do robô seja efetuado pelos alunos. 

Os materiais a serem utilizados para participação são de responsabilidade do professor responsável pelas inscrições e da instituição de participação. A OBR não fornece materiais físicos de participação. 

Utilização de bluetooth: poderá estar ativo apenas com o objetivo da comunicação entre módulos do próprio robô. Qualquer outra função como comunicação com um notebook ou algum tipo de controle externo ao robô não poderá ser utilizado.

Utilização de câmera: a utilização é permitida desde que esteja acoplada ao robô e não possua soluções pré-programadas para identificação . A comunicação poderá ser feita via bluetooth , porém não pode haver nenhuma comunicação com dispositivos  externos .

Os alunos devem estar preparados para passar o robô por inspeção e entrevista com essas explicações do funcionamento dos dispositivos.

A Modalidade Prática Robótica de Resgate está dividida em três níveis:

  • Nível 0: Para estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental;
  • Nível 1: Para estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental; 
  • Nível 2: Para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico.

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Veja o Manual das Regras conforme o nível de competição no Portal do Participante.

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Para baixar o sumulador sBotics e ler seus tutoriais oficiais , acesse sbotics.net .

Para tirar duvidas com a comunidade do simulador, acesse: discord.sbotics.net

Recomendo ir no site https://support.sbotics.net preencher as informações necessárias e a equipe do sBotics entrará em contato via e-mail. Caso prefira um chat diretamente com o suporte tem o zulbot, assistente de suporte que ajuda e auxilia em alguns casos https://sbotics.net/, na parte inferior direita.

Algumas Recomendações:

 – Para facilitar o site de suporte o e-mail que for preenchido durante o processo é interessante que seja o mesmo do sBoticsID, assim conseguirão já ter uma resposta para o problema de forma mais rápida;

– A descrição da dúvida ou problema, tem que ser de forma clara e objetiva, com o máximo de detalhes possíveis, para que o site de suporte consiga responder de forma mais rápida e eficiente.

– O envio das imagens para ilustrar os problemas é de extrema importância, facilita ao site de suporte a localizar as possíveis causas do problema. A imagem tem que ser nítida e pode ser anexada mais de uma imagem por chamado.

Caso utilize o site de suporte do sBotics e mesmo assim continue com dificuldades, pedimos que entre em contato com a equipe do sBotics, através do email contact@sbotics.net

Nesta etapa, as arenas podem e devem mudar de configuração e de complexidade a cada rodada, sendo pelo menos uma com complexidade baixa (fácil) e uma com complexidade alta (difícil).

Cada Rodada será disponibilizada de acordo com os horários listados abaixo, não sendo possível a realização de uma rodada fora do período (Horário de Brasília).

1ª Rodada De 09:00 às 12:30

2ª Rodada De 11:30 às 15:30

3ª Rodada De 14:30 às 18:00

No dia e períodos determinados da competição, para execução de cada uma das três rodadas , um dos membros da equipe com a atribuição de líder, dada pelo professor tutor, deverá acessar o sistema sBotics Events, fazer login no sistema, clicar em competir, escolher a rodada e gerar o código único da rodada escolhida.

Pedimos atenção para a realização dos seguintes procedimentos:

1 – Verificação das equipes importadas do Sistema Olimpo para o sBotics. As equipes importadas possuem um OBR em amarelo ao lado do nome utilizado para inscrição.

2- Criação/Atualização de contas de alunos no sBotics: os dados dos alunos (Nome completo e email) devem ser os mesmos cadastrados no Sistema Olimpo;

3- Atualização de dados dos alunos no Sistema Olimpo: caso o email de um aluno não tenha sido cadastrado no Sistema Olimpo é necessário que o professor responsável efetue a atualização do email do aluno no Sistema Olimpo para o mesmo email do aluno, cadastrado no sBotics.

4- Atribuir ao aluno a função de líder na equipe importada do Sistema Olimpo para a competição. Somente como líder o aluno pode gerar o código da rodada. 

A não-realização dos procedimentos com antecedência poderá acarretar na impossibilidade de participação dos alunos e a desclassificação da equipe da Modalidade Prática-Virtual Simulação.

Caso uma equipe não tenha sido importada no sBotics, verificar se a conta do professor responsável no sBotics possui o MESMO email cadastrado no perfil do professor responsável pela inscrição da equipe no Sistema Olimpo. Somente serão importadas equipes que tiveram nível e modalidade atribuídos dentro do período de inscrições e que constam em um Relatório de Inscrições.

A Modalidade Prática-Virtual Simulação está dividida em dois níveis:

  • Nível 1: Para estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental; 
  • Nível 2: Para estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Técnico.
Modalidade Teórica

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Para saber mais sobre a modalidade teórica, acesse a página da modalidade: Modalidade Teórica.

As provas são disponibilizadas somente aos professores responsáveis através do Sistema Olimpo no formato especificado.

Para saber mais sobre a premiação da modalidade teórica, acesse: Modalidade Teórica.

A Modalidade Teórica é realizada em uma única etapa para os Níveis 0-4 (Fase 1) e em duas etapas para o Nível 5 (Fase 2).

Nós recomendamos que os gabaritos e notas sejam divulgados aos alunos somente APÓS o professor responsável efetuar todas as suas obrigações (dentro do prazo para avaliações):

  • Corrigir as provas e inserir as notas no Sistema Olimpo;
  • Inserir documentos obrigatórios no Sistema Olimpo;
  • Emitir o Relatório de Avaliações com as notas dos alunos.

A Modalidade Teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

  • Nível 0: Para estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental.
  • Nível 1: Para estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.
  • Nível 2: Para estudantes regularmente matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.
  • Nível 3: Para estudantes regularmente matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
  • Nível 4: Para estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
  • Nível 5: Para estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou Técnico.

 

Por definição da OBR, as provas não poderão ser aplicadas em outro dia ou com uma duração maior que a definida, sob pena da escola ter as notas de todos os seus alunos anuladas.

No caso de feriado municipal, para que o caso seja encaminhado para deliberação da Coordenação Geral da OBR, os seguintes documentos devem ser enviados para obr@robocup.org.br:

  • Documento comprobatório da Prefeitura de seu município, comprovando que será feriado no dia mencionado;
  • Carta de ciência do(s) diretor(es) da(s) instituição(ões) de ensino de participação.

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O professor/tutor DEVE possuir mais de 18 anos e ser formalmente vinculado a uma instituição de ensino com código INEP.

Modalidade Teórica é formada pelas seguintes etapas:

1º) Inscrição: registro dos estudantes, atribuição de nível e emissão de Relatório de Inscrições dentro do prazo estabelecido;

2º) Aplicação: aplicação das provas aos alunos e preenchimento da Lista de Presença (Relatório de Inscrições) no dia e horário estabelecidos;

3º) Avaliação: correção das provas, inserção das notas e documentos no Sistema Olimpo e emissão de Relatório de Avaliação dentro do prazo estabelecido.

O não cumprimento de qualquer passo em qualquer etapa acarretará na desclassificação dos alunos e suas participações na Modalidade não serão consideradas. Notas não podem ser alteradas após o período de Avaliação.

Sim. Os estudantes podem participar da Modalidade Teórica por outra instituição que não a sua de origem, desde que tenha permissão de sua escola de origem para tal (autorização formal da instituição de origem do aluno, com cópias para o aluno e para a instituição de participação do professor).

Obs:  Nós não possuímos um formato definido para esta autorização, pode ser utilizado um modelo genérico. Recomendamos apenas que sejam emitidas ao menos duas vias, uma cópia para o aluno e uma para a instituição de participação na OBR (instituição do professor). Esta autorização poderá ser utilizada, por exemplo, por um aluno medalhista na Modalidade Teórica, para poder concorrer em vagas olímpicas.

A Lista de Presença na Modalidade Teórica é o Relatório de Inscrições. Pode ser utilizada uma lista da própria escola desde que conste nomes e níveis dos alunos em conjunto com as assinaturas.

Modalidade Teórica

O professor responsável deve enviar as PROVAS DIGITALIZADAS com as TRÊS MELHORES NOTAS para CADA INSTITUIÇÃO. Porém, a verificação de notas (melhor nota, segunda melhor nota e terceira melhor nota) deve ser feita para cada instituição, não entre elas. 

O professor responsável deve verificar as notas (melhor nota, segunda melhor nota e terceira melhor nota) de uma instituição somente entre as notas daquela mesma instituição. 

Quanto aos documentos, conforme já mencionado, o professor responsável deve unificar os arquivos das instituições referentes a cada campo em um mesmo arquivo PDF, de até 20MB de tamanho.

Ou seja, por exemplo para participação no Nível 3 com mais de uma instituição: no Campo Prova 1 do Nível 3 devem ser enviadas as provas de maior nota para cada instituição em um único arquivo. No Campo Prova 2 do Nível 3 devem ser enviadas as provas de segunda maior nota para cada instituição em um único arquivo. No Campo Prova 3 do Nível 3 devem ser enviadas as provas de terceira maior nota para cada instituição em um único arquivo. No Campo Lista de Presença devem ser enviadas as listas de presença para cada instituição em um único arquivo.  

Agradecemos se puder identificar qual página é de qual instituição.

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Sobre as provas anteriores, busque a seção da “Modalidade Teórica” em: Documentos e Manuais.

A OBR não indica ou sugere a utilização de qualquer material de estudo específico.

As vagas olímpicas de editais para ingresso em algumas universidades utilizam de premiações em Olimpíadas como forma de ingresso. 

No caso da OBR, somente as medalhas da Modalidade Teórica da OBR são aceitas para pontuação em algumas universidades

Os últimos editais que tivemos informação foram os das universidades: Unifei, Unicamp e Unesp.

Lembramos que cabe ao candidato se informar sobre todos os parâmetros estabelecidos em cada edital vigente.



Sim. Não existe restrição quanto à existência de mais uma alternativa correta nas questões da Modalidade Teórica, tendo em vista que a compreensão faz parte da avaliação.

Ou seja, todas as questões, de todos os níveis, podem ter mais de uma alternativa. Cabe aos alunos identificá-las.

Ainda em Dúvida?

Já conferiu nossa página de Documentos e Manuais? Se sim, e ainda não encontrou o que procurava entre em contato conosco através do botão abaixo!