A OBR estabelece anualmente uma tarefa, e os alunos deverão construir robôs que atendam a esta tarefa. Os robôs podem ser integralmente construídos pelos alunos ou podem ser construídos utilizando kits robóticos (a critério dos participantes).

A Modalidade Prática possui dois níveis distintos:

  1. Nível 1: voltada aos alunos do atual ensino fundamental de 9 anos aprovado pelas diretrizes do MEC ou equivalente; e
  2. Nível 2: voltada aos alunos do ensino médio, técnico (ou equivalente), incluindo alunos matriculados em cursinho pré-vestibular (em Instituição de Ensino). Não estão aptos a participar alunos que estejam cursando ou tenham sido aceitos em qualquer curso superior;

Composição de Equipes:

Equipes devem ser compostas respeitando-se os seguintes itens:

  • As equipes devem ser compostas por grupos de, no mínimo 2 e no máximo 4 alunos.
  • Equipes devem ser compostas por alunos de um mesmo nível;
  • Cada aluno só pode fazer parte de uma equipe.
  • Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).
  • A instituição da equipe será a mesma do professor/tutor cadastrado pela equipe;
  • O professor tutor da equipe deve ser de uma escola ou de alguma ONG com fins educacionais;
  • Aceitam-se alunos de escolas diferentes em uma única equipe, desde que o aluno autorize sua participação por outra escola que não a sua;

Informações Importantes:

A modalidade Prática é dividida em duas fases: uma estadual (1a fase) e uma nacional (2a fase, ou fase final).

A primeira fase deve ser realizada na instituição-sede da modalidade prática do estado do aluno (as escolas-sede serão escolhidas pela OBR dentre entre as instituições que se candidatas). Esta fase pode incluir etapas regionais e estaduais.

A segunda fase (etapa nacional) será disputada pelas melhores equipes de cada estado e será realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR). Veja em REGRAS (MP) como será a distribuição de vagas para a Etapa Nacional.

Atenção: A modalidade Prática da OBR – Níveis: 1 e 2 são respectivamente as categorias da RoboCup/CBR: RoboCup Junior Rescue Line Primary e RoboCup Junior Rescue Line Secondary.
A única maneira de competir nestas categorias da RoboCup/CBR é através da OBR, não é possível fazer inscrição diretamente na RoboCup/CBR (Competição Brasileira de Robótica) para estas categorias sem ter passado pelos eventos classificatórios: Regionais e Estaduais da OBR e então, após ser classificado para o evento Nacional, poderá competir com as demais categorias da RoboCup/CBR.
Para todas as categorias Junior da RoboCup (OBR e CBR), o participante somente poderá fazer parte de uma única equipe na competição, ou seja, se o competidor já estiver participando em uma equipe classificada para o evento Nacional pela OBR, não poderá participar em outra equipe das categorias RoboCup Junior (informações sobre as demais categorias RoboCup Junior estão disponíveis no site: www.cbrobotica.org).

Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática.

O que é necessário para a inscrição?

Nome, série e data de nascimento dos alunos e nome do grupo. Inscrição gratuita.

Quem pode participar?

Qualquer aluno do ensino fundamental, médio ou técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição.

Data das Etapas

As datas das etapas Regionais são diferentes em cada estado e podem ser vistas em ETAPA REGIONAL (MP). A data da Etapa Nacional está em ETAPA NACIONAL (MP).

38,966 total views, 3 views today