Cumprindo seu papel de atuar como instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, bem como de instrumento para a identificação de jovens talentosos que podem ser estimulados a seguir carreiras científico-tecnológicas, a OBR, através de seu comitê pedagógico, desde 2009 norteia suas provas escritas tendo como princípio “a robótica como uma ferramenta para ajudar a aprender”. Desta forma, a OBR não busca cobrar do aluno conteúdos que estão nos livros e na internet, mas sim oferecer a ele novas possibilidades e estímulos para seu aprendizado, buscando utilizar a tecnologia como ferramenta para ampliar seu pensamento e estimulando novos mecanismos de aprendizagem.

Eixos cognitivos:

  • Dominar linguagens (DL): As diferentes linguagens serão abordadas em questões unificadas, utilizando a característica integradora inata da robótica para que se possa analisar o domínio de linguagens como: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens: matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público participante.
  • Compreender fenômenos (CF): construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas utilizando a robótica como instrumento. Nesse âmbito, a robótica será apresenta como ferramenta estimuladora de novos mecanismos de aprendizagem e raciocínio sobre esses fenômenos.
  • Enfrentar situações-problema (SP): os estudantes serão convidados a apresentar suas estratégias de organização para enfrentar as situações-problema do âmbito da robótica apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. O objetivo É que possam ser avaliadas condutas de enfrentar situações-problema (SP): selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões elaboradas no contexto da robótica.
  • Construir argumentação (CA): Os estudantes serão convidados a apresentar suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações- problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com seu desenvolvimento sócio-cognitivo. Os estudantes apresentarão suas argumentações para justificar/defender as estratégias de ação escolhidas para o enfrentamento das situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR.
  • Elaborar propostas (EP): recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Os estudantes explicitarão um planejamento para resolver as situações-problema apresentadas pelo comitê da OBR, de modo compatível com o desenvolvimento sócio-cognitivo do público.

Fundamentados nestes eixos cognitivos, MANUAL DE ESTUDOS, disponível em Documentos, estão descritos os conteúdos que os estudantes devem conhecer para cada um dos níveis das provas na Modalidade Teórica.

Além do Manual, acesse a página especialmente montada com conteúdos de estudo para a Robótica.

 

Documentos Importantes desta página

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MANUAL DE ESTUDOS – Modalidade Teórica

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PÁGINA COM MATERIAL PARA ESTUDO DE ROBÓTICA

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