Redes Sociais

Como participar da Modalidade Prática?

Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

A Modalidade Prática possui três níveis distintos:

NÍVEL 0 

  • Para estudantes de 1o a 3o ano do Ensino Fundamental.
  • Equipes neste nível participam apenas da Etapa Regional/Estadual.
  • Regras e premiação diferenciadas.

NÍVEL 1

  • Para estudantes de 1o a 8o ano do Ensino Fundamental.
  • Equipes neste nível podem avançar até a Etapa Nacional.

NÍVEL 2

  • Para estudantes de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.
  • Equipes neste nível podem avançar até a Etapa Nacional e concorrer à vaga na Etapa Internacional da Robocup 2019.

Quem pode participar?

Todo estudante de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição. Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática.

Como montar uma equipe?

As equipes para participar da Modalidade Prática devem ser compostas respeitando-se os seguintes itens:

  • Grupos de no mínimo 2 e no máximo 4 estudantes.
  • Todos os estudantes da equipe devem ser registrados em um mesmo nível.
  • Cada estudante só pode fazer parte de uma equipe.
  • Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).
  • Aceitam-se estudantes de escolas diferentes em uma única equipe, desde que o aluno autorize sua participação por outra instituição que não a sua.

Quem faz a inscrição do estudante que quer participar?

Um professor ou tutor é responsável pela inscrição dos estudantes, atribuição da modalidade e configuração das informações da equipe. O professor/tutor da equipe deve ser vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais, salvo no caso de Equipe de Garagem. A instituição da equipe será a mesma do professor/tutor que cadastrar a equipe.

O que é uma Equipe de Garagem?

Uma Equipe de Garagem é aquela que não está vinculada formalmente a uma instituição de ensino. O professor/tutor responsável pelas inscrições também não precisa estar formalmente vinculado a uma instituição de ensino. Para realizar a inscrição da equipe o professor/tutor responsável deverá se vincular à “instituição” Equipe de Garagem no Sistema Olimpo.

O que é necessário para a inscrição?

Nome, ano escolar e data de nascimento dos estudantes e nome da equipe. A inscrição é gratuita.

Quais as etapas da Modalidade Prática?

A Modalidade Prática é dividida em duas etapas: uma Estadual (1a fase) e uma Nacional (2a fase, ou fase final).

A primeira etapa deve ser realizada na Instituição-sede da modalidade prática do estado do estudante (as sedes regionais serão indicadas pela OBR dentre as instituições que se candidatarem). Esta fase pode incluir etapas classificatórias regionais e estaduais. As equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional.

A segunda etapa (Etapa Nacional) será disputada pelas melhores equipes de cada estado e será realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) durante o evento Robotica. Veja na página ETAPA NACIONAL como é a distribuição de vagas para a Etapa Nacional.

Quais as regras da Modalidade Prática?

As regras da Modalidade Prática estão detalhadamente descritas no Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual e no Manual de Regras da Etapa Nacional. Nestes documentos estão as normas para construção dos robôs e também para construção das arenas e desafios da competição.

Quando e onde acontecem as etapas da Modalidade Prática?

As etapas regionais/estaduais acontecem entre junho e setembro. O calendário dos eventos regionais/estaduais além de informações específicas sobre os locais e horários estarão disponíveis na página ETAPA REGIONAL/ESTADUAL assim que definidas pelo Representante Estadual.

A Etapa Nacional será realizada em João Pessoa/PB, entre os dias 06 e 09 de novembro. Mais informações podem ser encontradas em ETAPA NACIONAL.

Quais documentos preciso levar no dia da competição na Modalidade Prática?

Os participantes devem portar um documento de identificação com foto e o Termo de Participação e Autorização do Uso de Imagem devidamente assinado por seus pais ou responsáveis legais.

Etapa Internacional

A Modalidade Prática da OBR corresponde à categoria RoboCupJunior Rescue Line no Brasil.

A única maneira de competir nesta categoria da RoboCupJr/CBR é por meio da OBR, não sendo possível fazer inscrição diretamente na RoboCupJr/CBR para esta categoria sem ter passado pelos eventos classificatórios da OBR. A equipe campeã da Modalidade Prática – Nível 2 representará o Brasil no torneio internacional desta categoria da RoboCupJr.

Para todas as categorias Junior da RoboCup (OBR e CBR), o participante somente poderá fazer parte de uma única equipe na competição, ou seja, se o competidor já estiver participando em uma equipe classificada no Nível 2 para a Etapa Nacional pela OBR, não poderá participar em outra equipe das categorias RoboCupJr (informações sobre as demais categorias RoboCupJr estão disponíveis no site: www.cbrobotica.org).

Realização:

Apoio: