Redes Sociais

Como participar da Modalidade Teórica?

Os participantes responderão questões que compõem a prova escrita preparada pela Comissão de Elaboração de Provas, formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino. Essa modalidade é realizada em uma única fase para os níveis 0-4 e em duas fases para o nível 5. A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país.

A Modalidade Teórica está dividida em seis níveis, de acordo com a escolaridade do aluno:

Nível 0

  • Para estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental.

Nível 1

  • Para estudantes regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Fundamental.

Nível 2

  • Para estudantes regularmente matriculados no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.

Nível 3

  • Para estudantes regularmente matriculados no 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Nível 4

  • Para estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.

Nível 5

  • Para estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio ou Técnico.

Quem pode participar?

Todo estudante de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição. Não é necessário participar da Modalidade Prática para poder participar da Modalidade Teórica, mas é permitido participar nas duas modalidades.

Quem faz a inscrição do estudante que quer participar?

Um professor ou tutor é responsável pela inscrição dos estudantes e atribuição da modalidade. O professor/tutor deve ser vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais, e será responsável pela aplicação e correção das provas na Fase 1. O nível é atribuído com base nas informações de ano escolar do participante. Os estudantes podem participar da Modalidade Teórica por outra instituição que não a sua de origem, desde que tenha permissão de sua escola de origem para tal.

O que é necessário para a inscrição?

Nome, série e data de nascimento dos estudantes. A inscrição é gratuita.

Quais as etapas da Modalidade Teórica?

A Modalidade Teórica é realizada em uma única etapa para os Níveis 0-4 (Fase 1) e em duas etapas para o Nível 5 (Fase 2).

As provas da Fase 1 são aplicadas pelo professor/tutor responsável na própria escola, em uma data definida pela Coordenação Geral da OBR. É permitido ao professor definir o período de aplicação das provas, sem alteração da data. As provas, adaptadas em forma e conteúdo a cada faixa etária, têm de duas a quatro horas de duração conforme o nível.

As provas da Fase 2 são realizadas por estudantes do Nível 5 classificados de acordo com seu desempenho na Fase 1. Um Coordenador de Fase Local, designado pelo Representante Estadual, é responsável por aplicar as provas em uma Instituição-sede regional. O melhor aluno de cada estado neste nível, desde que não tenha tido contato com a robótica na prática, recebe como premiação uma vaga para o minicurso de robótica a ser realizado durante o evento da Etapa Nacional da Modalidade Prática.

Qual o conteúdo abordado nas provas da Modalidade Teórica?

O conteúdo programático para cada um dos níveis está detalhado no Manual de Estudos da Modalidade Teórica. O Manual de Estudos é elaborado a partir dos documentos da Base Nacional Comum Curricular e das Matrizes de Referência estabelecidas pelo Ministério da Educação. A proposta das provas é apresentar problemas na temática de robótica que possam ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico. Além disso, pelo caráter multidisciplinar da robótica, as provas podem abordar conteúdos transversais, como ciências, física, matemática, geografia, história e linguagens.

Quando e onde acontecem as etapas da Modalidade Teórica?

Em 2018, a Fase 1 acontece no dia 08 de junho, na escola participante, em todo o território nacional.

Após o processamento dos resultados da Fase 1, os estudantes de Nível 5 classificados serão convocados para participar da Fase 2 e alocados na sede regional mais próxima de sua residência. A Fase 2, está marcada para acontecer no dia 24 de agosto, nas Instituições-sede regionais, em todo o território nacional.

Quais documentos/materiais preciso levar no dia da prova da Modalidade Teórica?

Os participantes devem portar um documento de identificação com foto. É necessário levar caneta preta ou azul para preenchimento da Folha de Respostas. Materiais como lápis, borracha e régua são permitidos. Não é permitido o uso de calculadora ou consulta a qualquer tipo de material.

Quando serão divulgados os resultados da Modalidade Teórica?

Os resultados da Modalidade Teórica serão divulgados conforme cronograma a seguir:

  • Até 10/08 – Divulgação das notas de corte para premiação dos Níveis 0, 1, 2, 3 e 4.
  • Até 10/08 – Divulgação da lista de participantes do Nível 5 classificados para a Fase 2.
  • Até 10/08 – Divulgação das Instituições-sede regionais para aplicação da prova da Fase 2.
  • Até 17/09 – Divulgação da lista de participantes elegíveis para o Minicurso (1a Chamada).
  • Até 12/10 – Divulgação da nota de corte para premiação no Nível 5.
  • Até 29/10 – Divulgação dos relatórios de premiação para os professores responsáveis no Sistema Olimpo e envio das medalhas às escolas.