Redes Sociais

Perguntas Frequentes

E-MAIL PRINCIPAL: organizacao@obr.org.br
Dúvidas Técnicas:
Modalidade Prática: pratica@obr.org.br
Modalidade Teórica: teorica@obr.org.br
Revista Digital Mundo Robótica: mundorobotica@obr.org.br
Seja um patrocinador: patrocinio@obr.org.br
TELEFONE:
(15) 3228-6166 (Atendimento: Segunda-feira a Sexta-feira)*

ENDEREÇO:
OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica
RoboCup Brasil
Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3200 sl. 1108 – Além Ponte
Sorocaba / SP – CEP 18013-280

OBR e Inscrições

Quais informações devem constar na mensagem quando me comunico com a Organização Geral da OBR via e-mail?

Antes de enviar um e-mail à Organização Geral, verifique se sua dúvida já não está respondida na lista de Perguntas Frequentes, no material disponível no menu da Modalidade Teórica ou no material disponível no menu da Modalidade Prática. Se a dúvida/solicitação ainda persistir, envie o e-mail para organizacao@obr.org.br com as seguintes informações:

  • Nome completo
  • E-mail de cadastro no Sistema Olimpo
  • CPF
  • Data de nascimento
  • Cidade e estado
  • Se a dúvida é sobre Inscrições, Modalidade Teórica ou Modalidade Prática
  • Nome completo, data de nascimento, CPF (se tiver) e curso atual dos estudantes, se sua dúvida/solicitação for com respeito a estudantes sob sua tutela ou
  • Nome completo, endereço, CNPJ, código INEP, da instituição, se sua dúvida/solicitação for com respeito à instituição
  • Dúvida/Solicitação

Essas informações já no primeiro contato agilizam a resolução do problema relatado. NÃO envie sua senha pessoal por e-mail.

Como funciona a OBR?

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem por meio de competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil. Os estudantes podem participar de apenas uma das modalidades ou das duas, independentemente.

Quem pode competir na OBR?

A OBR destina-se a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, os estudantes competidores devem ter no máximo 19 anos.

Quais são os custos envolvidos?

A OBR é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos. Não há qualquer tipo de taxa ou custo para participação.

Quais são as premiações da OBR?

A OBR fornece as seguintes premiações:

  • Certificados de Participação para todos os professores e estudantes diretamente ligados ao evento (registrados no sistema Olimpo).
  • Certificados de Premiação para os estudantes conforme o seu desempenho na Modalidade Teórica e Prática.
  • Medalhas de Premiação para as Modalidades Prática e Teórica conforme as normas de cada modalidade.

Qual o cronograma de atividades da OBR 2021?

Modalidade Teórica:
01/04/2021 a 24/05/2021 (prorrogado) – Período de Inscrição da Modalidade Teórica
11/06/2021 – Fase 1 para o Nível 5
05/08/2021 – Fase 1 para o Nível 3 e Nível 4
06/08/2021 – Fase 1 para o Nível 0, Nível 1 e Nível 2
25/08/2021 – Fase 2 para o Nível 5

Modalidade Prática Virtual: 
01/04/2021 à 16/06/2021 – Período de Inscrição da Modalidade Prática Virtual Simulação e Apresentação com envio do vídeo da modalidade Apresentação
30/07/2021 a 14/08/2021 – Etapas Estaduais da modalidade Simulação
11 à 15/10 – Robótica com finalistas Simulação, finalistas apresentação

Como me inscrevo na OBR?

Quem realiza a inscrição dos estudantes na OBR é o professor. A OBR disponibiliza o Manual de Inscrição onde está detalhado o procedimento completo para inscrição na Olimpíada. Veja o manual aqui: MANUAL DE INSCRIÇÃO e converse com seu professor.

Como cadastro minha instituição no Sistema Olimpo?

  1.  Verifique se a instituição já possui cadastro através da guia “Meus dados > Minhas instituições” e clique no botão “Selecionar Instituição de Ensino”. Procure apenas pelo código INEP ou pelo nome da instituição;
  2.  Se não encontrar sua instituição realizando os passos acima, clique no botão Solicitar Cadastro de Nova Instituição e Preencha o formulário de solicitação de adição de Instituição com todas as informações solicitadas e clique no botão “Enviar”. Não utilize abreviações, apelidos, acentuação, apóstrofes ou cê-cedilhas, evite utilizar símbolos gráficos e caracteres como Apóstrofe pois não são aceitos pelo Sistema Olimpo. Estes dados serão utilizados para geração de certificados e demais documentos oficiais do evento.
  3.  Aguarde a análise e ativação da solicitação no sistema. O sistema não notifica a ativação da instituição. O prazo de análise e ativação é 2 dias úteis. Após este prazo, realize o passo 1 para vincular a sua Instituição;
  4.  Caso continue não encontrando sua instituição, entre em contato com a Organização Geral pel oemail: organizacao@obr.org.br

Não sei como preencher o campo "Escolaridade" no meu cadastro e/ou de meus alunos. O que faço?

O campo “Escolaridade” diz respeito ao último grau que você ou seus estudantes tenham finalizado. Portanto, para estudantes cursando ainda o Ensino Fundamental deve-se selecionar a opção “Nenhum”. Para estudantes cursando o Ensino Médio, deve-se selecionar a opção “Ensino fundamental completo”, e assim por diante.

Participei como estudante em uma edição anterior da OBR, mas agora sou professor. Como inscrevo meus alunos na OBR?

Você NÃO deve criar outro cadastro no Sistema Olimpo. Solicite à Organização Geral, via email organizacao@obr.org.br, que altere seu tipo de usuário para PROFESSOR.  A partir daí você poderá realizar as inscrições de seus estudantes. A OBR disponibiliza o Manual de Inscrição onde está detalhado o procedimento completo para inscrição na Olimpíada. Veja o manual aqui: MANUAL DE INSCRIÇÃO.

Como faço a importação de cadastros de estudantes em lote?

Para agilizar o procedimento de cadastro de uma grande quantidade de estudantes, o professor pode utilizar a importação de uma planilha com as informações dos estudantes. Baixe a planilha modelo AQUI.

  • Descompacte o arquivo e abra a planilha modelo em software Excel ou similar.
  • Preencha todos os dados obrigatórios na planilha. Atente-se: 1) A informação de data de nascimento deve estar em formato DATA; 2) Os nomes da cidade, estado e país devem ser escritos por extenso; 3) Não utilize um endereço de e-mail igual para vários estudantes. (O e-mail é pessoal e é utilizado como verificação de usuários repetidos. Se o estudante não possui um endereço pessoal, o campo deve ser deixado em branco.)
  • Salve a planilha preenchida em formato .XML.
  • Importe a planilha no Sistema Olimpo, na área Gerenciar Inscrições, clicando no botão Importação. (Mais detalhes sobre esse procedimento estão descritos no Manual de Inscrição.)
  • Verifique se todos os estudantes foram registrados.
  • Realize a atribuição dos níveis.

Quem são os responsáveis pela organização da OBR?

A organização da OBR está estruturada de modo a permitir sua difusão pelos estados brasileiros. É constituída por professores, cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil, que atuam voluntariamente com objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Onde eu posso encontrar o Cartaz oficial do evento para impressão e as Logomarcas?

O que é uma equipe de garagem?

Uma Equipe de Garagem é aquela em que o professor não está vinculado formalmente a uma instituição de ensino. A utilização da EQUIPE DE GARAGEM como instituição só é permitida para as Modalidades Prática-Virtual Simulação e Prática-Virtual Apresentação.

No momento da inscrição, existe um cadastro ativo no sistema Olimpo, é preciso somente digitar Equipe de GARAGEM (Sem identificação de Instituicao de Ensino). Esta instituição é utilizada por TODAS as equipes de garagem que participam das Modalidades Prática-Virtual Simulação e/ou Apresentação.

Revista Mundo Robótica (Gratuita)

Com dicas, explica regras, traz reportagens interessantes para que os estudantes do Brasil possam se divertir com a Robótica.

Acesse: http://www.obr.org.br/material-de-divulgacao-da-obr/mundo-robotica-edicoes-anteriores/

Modalidade Teórica

Como funciona a Modalidade Teórica?

Os participantes responderão questões que compõem a prova escrita preparada pela Comissão de Elaboração de Provas, formada por professores e pesquisadores de diversas instituições de ensino. Essa modalidade é realizada em uma única fase para os níveis 0-4 e em duas fases para o nível 5. A prova é aplicada simultaneamente em todas as escolas participantes do país. Os melhores alunos desta modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional.

Veja informações detalhadas no link: http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/como-participar-modalidade-teorica/

Quem pode participar como professor/tutor?

O professor/tutor DEVE possuir mais de 18 anos e ser formalmente vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais.

A modalidade Teórica será presencial ou virtual?

Em 2021, a modalidade será mista. As instituições de estados e municípios em que, devido às medidas preventivas e sanitárias de isolamento social, não é possível a aplicação presencial, deverão solicitar por email a aplicação da Modalidade Teórica de forma remota síncrona. Esta solicitação só deverá ser feita após a leitura do Manual de Aplicação Prova Teórica – Fase 1 – NÍVEL 05.

 

Quais as responsabilidades do professor responsável na Modalidade Teórica?

Modalidade Teórica é formada pelas seguintes etapas:
1º) Inscrição: registro dos estudantes, atribuição de nível e emissão de Relatório de Inscrições dentro do prazo estabelecido;
2º) Aplicação: aplicação das provas aos alunos e preenchimento da Lista de Presença (Relatório de Inscrições) no dia e horário estabelecidos;
3º) Avaliação: correção das provas, inserção das notas e documentos no Sistema Olimpo e emissão de Relatório de Avaliação dentro do prazo estabelecido.
O não cumprimento de qualquer passo em qualquer etapa acarretará na desclassificação dos alunos e suas participações na Modalidade não serão consideradas. Notas não podem ser alteradas após o período de Avaliação.

Professores: Quais são as regras e cronograma para aplicação e execução da prova?

As informações detalhadas sobre como deve ser realizada a aplicação da prova da Modalidade Teórica e o Cronograma de atividades, acesse o link: http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/como-organizar-um-evento-modalidade-teorica/

Posso inscrever alunos de outras instituições com a minha instituição?

Sim. Os estudantes podem participar da Modalidade Teórica por outra instituição que não a sua de origem, desde que tenha permissão de sua escola de origem para tal (autorização formal da instituição de origem do aluno, com cópias para o aluno e para a instituição de participação do professor).
Obs:  Nós não possuímos um formato definido para esta autorização, pode ser utilizado um modelo genérico. Recomendamos apenas que sejam emitidas ao menos duas vias, uma cópia para o aluno e uma para a instituição de participação na OBR (instituição do professor). Esta autorização poderá ser utilizada, por exemplo, por um aluno medalhista na Modalidade Teórica, para poder concorrer em vagas olímpicas.

 

Como as provas serão disponibilizadas?

As provas são disponibilizadas somente aos professores responsáveis através do Sistema Olimpo em formato pdf.

Onde encontro Materiais de Estudo e Provas de edições anteriores?

Estudantes: Quais são as regras para realizar as provas das Fases 1 e 2?

As informações para os estudantes realizarem as provas da Modalidade Teórica estão disponíveis no seguintes links:

Fase 1: http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/fase1/

Fase 2 (somente Ensino Médio/Técnico): http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/fase2/

E no Manual de Participação Fase 01 – Nível 05 – Estudante.

Como a Lista de Presença é disponibilizada? Posso utilizar uma Lista de Presença da minha escola?

A Lista de Presença na Modalidade Teórica é o Relatório de Inscrições. Pode ser utilizada uma lista da própria escola desde que conste nomes e níveis dos alunos em conjunto com as assinaturas.

Fase 1: http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/fase1/

Fase 2 (somente Ensino Médio/Técnico): http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/fase2/

Como os alunos podem preencher as provas e assinar a Lista de Presença através da aplicação remota sincrona?

Os procedimentos para a solicitação e aplicação neste formato serão divulgados no Manual de Aplicação da Fase 1.

A aplicação e correção da prova da Modalidade Teórica no formato remoto síncrono, assim como a aplicação presencial, são de responsabilidade do professor que inscreveu os alunos nesta modalidade e edição do evento. Caso seja realizada de forma remota síncrona o professor pode escolher a melhor forma para distribuição da prova, seja através de impressão ou utilização de arquivos PDF.
Ou seja, os alunos podem utilizar um editor de PDF para inserir as informações nas provas e assinaturas na Lista de Presença.
Devem ser inseridas na Lista de Presença as assinaturas à mão dos alunos em formato de imagem utilizando o editor de PDF. Também podem ser utilizadas assinaturas digitais com autenticação. Outra alternativa é a impressão dos arquivos e depois escanear ou tirar foto. Não serão aceitas Listas de Presença que forem preenchidas com apenas texto digital.
Lembramos que a prova, mesmo na forma remota síncrona, deverá ser aplicada na data determinada nacionalmente e a documentação final deverá ser encaminhada através do Sistema Olimpo.
Lembramos ainda: Caso a OBR não receba o material indicado no prazo previsto, o registro do estudante será, infelizmente, desconsiderado pela Olimpíada.
Tanto a Lista de Presença quanto as Provas Digitalizadas deverão ser enviadas através do Sistema Olimpo.
Novamente: O preenchimento da lista de presença poderá ser através do preenchimento com um editor de PDF para inserir assinaturas à mão dos alunos em formato de imagem. Também podem ser utilizadas assinaturas digitais com autenticação. Outra alternativa é a impressão dos arquivos e depois escanear ou tirar foto.

OBS: A aplicação remota síncrona da Fase 1 no Nível 5 poderá sofrer alterações até o lançamento do Manual de Aplicação da Fase 1.

Como funciona a Premiação na Modalidade Teórica?

Um dos objetivos da OBR é reconhecer e estimular os jovens em todo o território nacional. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza todos os anos a distribuição de um grande número de medalhas e certificados na Modalidade Teórica, além de oferecer cursos gratuitos de robótica e apoiar alunos para a participação na Etapa Nacional. As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes.

Veja as informações completas no link: http://www.obr.org.br/modalidade-teorica/premiacao-modalidade-teorica/

Modalidade Prática

Como funciona a Modalidade Prática?

Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

Veja informações detalhadas no link: http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/como-participar-modalidade-pratica/

Quais são as regras da competição nas arenas?

Veja o Manual das Regras conforme o nível de competição:

Eventos Regionais e Estaduais: http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-regional/

Evento Nacional: http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/etapa-nacional/

Onde encontro orientações para construção de um robô?

Neste link estão listados alguns materiais e links que podem auxiliar a criar, compreender e desenvolver seus robôs para participar da OBR: http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/material-para-robos/

Como funciona a Premiação na Modalidade Prática?

Um dos objetivos da OBR é reconhecer e estimular os jovens em todo o território nacional a buscar seus sonhos com garra e determinação. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza todos os anos a distribuição de um grande número de medalhas e certificados na Modalidade Prática e apoia alunos para participar da competição internacional de Robótica, a RoboCup.  As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes.

Veja as informações completas no link: http://www.obr.org.br/modalidade-pratica/premiacao-modalidade-pratica/

Quem pode participar como professor/tutor?

O professor/tutor DEVE possuir mais de 18 anos.

Posso inscrever alunos de outras instituições com a minha instituição ou em uma Equipe de Garagem?

Sim. Aceitam-se estudantes de escolas diferentes em uma única equipe, desde que o aluno autorize sua participação por outra instituição que não a sua (Equipe de Garagem ou instituição diferente).

Quais as responsabilidades do professor responsável na Modalidade Prática-Virtual?

A Modalidade Prática Virtual-Simulação é formada pelas seguintes etapas:
1º) Inscrição: registro dos estudantes, atribuição de nível e emissão de Relatório de Inscrições dentro do prazo estabelecido;
2º) Cadastro sBotics/cBotics: o professor deve possuir um cadastro e fazer login nos sistemas sBotics e cBotics com uma conta com o mesmo email cadastrado no Sistema Olimpo. Recomendamos que os alunos também possuam cadastro e efetuem login no Sistema e participem em Amistosos;

Atenção: as equipes serão importadas do Sistema Olimpo pela organização para o cBotics. Recomendamos que professores não criem equipes no cBotics com os mesmos nomes de equipes para não confundir com as importadas.

3º) Participação: acompanhamento da equipe no dia da competição, dentro do prazo estabelecido.

A Modalidade Prática Virtual-Apresentação é formada pelas seguintes etapas:
1º) Inscrição: registro dos estudantes, atribuição de nível e modalidade e inserção do link do vídeo de participação em formato curto;

Atenção: o link do vídeo deve estar em formato curto. No link do YouTube, clicar com o botão direito sobre o vídeo e selecionar “Copiar URL do vídeo”

2º) Envio de documentação: envio dos Termos de Participação e Autorização do Uso de Imagem devidamente assinados pelos alunos, pelo professor responsável e pelo diretor da instituição. O preenchimento dos termos poderá ser através do preenchimento com um editor de PDF para inserir assinaturas à mão em formato de imagem. Também podem ser utilizadas assinaturas digitais com autenticação. Outra alternativa é a impressão dos arquivos e depois escanear ou tirar foto. Não serão aceitos Termos que forem preenchidos com apenas texto digital.

Atenção: O não cumprimento de qualquer passo em qualquer etapa acarretará na desclassificação dos alunos e suas participações na Modalidade não serão consideradas.

Como posso me inscrever para atuar como VOLUNTÁRIO nos eventos Regionais, Estaduais e Nacional?

Tenho dúvidas ou dificuldades quanto ao simulador sBotics.

Qualquer dúvida ou dificuldade quanto à utilização dos sistemas sBotics ou cBotics, entrar em contato pelo Discord do sBotics: https://discord.gg/PubzWWjzuz . Recomendamos a participação dos alunos no Discord para tirar dúvidas e trocar experiências.

Simulação: Abri minha arena oficial e ela ja veio com os marcadores posicionados. Porque?

Conforme Manual de Regras da Nacional OBR 2021, pág 41, a quantidade de marcadores e seus posicionamentos serão determinados pelo próprio elaborador do desenho da arena, não sendo de opção da equipe o seu posicionamento Na fase nacional o marcador já vem com sua posição pré-determinada:
” O número de checkpoints e seus locais será predeterminado pelo elaborador do desenho da arena.”

Simulação: Ao final da partida o meu ladrilho final não valeu 60 pontos. Porque?

Conforme Manual de Regras da Nacional OBR 2021,  página 33, o ladrilho final vale o máximo de 60 pontos, e será descontado 5 pontos ao final da rodada, a cada falha de progresso ou nova tentativa ocorrida durante a rodada:
“O ladrilho de chegada é o último ladrilho do percurso, pontos serão obtidos quando o robô atingir o ladrilho e ficar completamente parado por ao menos 5 segundos. A pontuação dada corresponde a no Máximo 60 pontos, diminuindo 5 a cada Falha de Progresso/Nova Tentativa realizada no percurso pelo robô.”

Como a minha Instituição de Ensino pode se candidatar a ser SEDE para uma competição/evento Regional, Estadual ou Nacional e quais são os requisitos e regras?