Um dos objetivos da OBR é reconhecer e estimular os jovens em todo o território nacional. Como forma de reconhecimento à dedicação dos participantes, a OBR realiza todos os anos a distribuição de um grande número de medalhas e certificados na modalidade prática e apoia alunos para participar da competição internacional de Robótica, a RoboCup.  As premiações são conferidas de formas e com objetivos diferentes.

 

Medalhas

Os participantes da OBR que se destacarem na modalidade prática em sua regional ou na etapa nacional receberão medalhas.

As medalhas da modalidade Prática são entregues em cerimônia de premiação no local do evento, logo após a apuração dos vencedores. A Coordenação geral da OBR irá enviar as medalhas para as regionais e distribui medalhas na etapa nacional. Além da medalha física recebida, a OBR mantém desde 2009 um quadro de medalhas virtual dos resultados da etapa nacional, disponível para as escolas e professores em área especial do sistema OLIMPO.

Toda medalha física atribuída a um participante da OBR será permanentemente registrada de forma virtual no quadro de medalhas da escola como um reconhecimento da OBR ao seu mérito e à contribuição para a formação de recursos humanos no Brasil ao longo dos anos. A liberação das medalhas e certificados fica completamente condicionada ao recebimento das provas dos alunos.

 

Medalhas conferidas na Etapa Regional

medalha_ouro Medalha de Ouro. Medalha conferida pela OBR aos alunos do time vencedor de cada etapa regional na modalidade Prática em cada nível.
medalha_prata Medalha de Prata. Medalha conferida pela OBR a aos alunos do time vice-campeão de cada etapa regional na modalidade Prática em cada nível.
medalha_bronze Medalha de Bronze. Medalha conferida pela OBR aos alunos do time 3o colocado de cada etapa regional na modalidade Prática em cada nível em reconhecimento ao talento demonstrado.

 

Medalhas conferidas na Etapa Estadual

medalha_ouro Medalha de Ouro. Medalha conferida pela OBR aos alunos do time vencedor de cada etapa estadual na modalidade Prática em cada nível.
medalha_prata Medalha de Prata. Medalha conferida pela OBR a aos alunos do time vice-campeão de cada etapa estadual na modalidade Prática em cada nível.
medalha_bronze Medalha de Bronze. Medalha conferida pela OBR aos alunos do time 3o colocado de cada etapa estadual na modalidade Prática em cada nível em reconhecimento ao talento demonstrado.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra para MELHOR ESTREANTE – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes estreantes, excetuando a campeã da competição caso ela seja uma estreante. Uma equipe será considerada estreante se TODOS os seus integrantes (excetuando-se o tutor/professor) estiverem participando da OBR modalidade prática pela primeira vez.
medalha_honra_merito Prêmio Extra ESCOLA PÚBLICA – Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas públicas participantes, excetuando a campeã da competição.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra ESCOLA PRIVADA– Medalhas aos alunos da equipe com melhor pontuação na competição dentre todas as equipes de escolas privadas, particulares ou confessionais participantes, excetuando a campeã da competição.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra ROBUSTEZ – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais robusto da competição, excetuando a campeã da competição.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra INOVAÇÃO – Medalhas aos alunos da equipe que produziu algum processo inovador no robô e que tenha ajudado a conquistar pontos na competição, excetuando a campeã da competição
 medalha_honra_merito Prêmio Extra DESIGN – Medalhas aos alunos da equipe que produziu o robô mais bonito e bem acabado, excetuando a campeã da competição.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra DEDICAÇÃO – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, que mais se dedicou, ajudando a si própria, bem como outras equipes, a superarem desafios ao longo da competição regional.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra PROGRAMAÇÃO – Medalhas aos alunos da equipe, excetuando a campeã da competição, cujo código foi destaque na avaliação dos juízes.
 medalha_honra_merito Prêmio Extra MAKER – Medalhas aos alunos da equipe que criou um robô com peças feitas pelos próprios alunos, e com menor número possível de materiais prontos de kits.
Os Prêmios Extras serão ofertados a cada nível da Estadual que atingir mais de 10 equipes participantes. 

Medalhas conferidas na Etapa Nacional

medalha_finalista Medalha de Finalista. Conferida aos alunos da Prática por participaresm da fase final presencial da OBR. Será conferida durante a etapa nacionall.
medalha_campeao_brasileiro Medalha de Campeão Brasileiro. Mais alta distinção nacional da OBR. Conferida aos alunos da Prática vencedores da fase final da OBR em reconhecimento ao talento demonstrado. Será conferida em cerimônia especial durante a fase final.
medalha_vice_brasileiro Medalha de Vice-Campeão Brasileiro. Uma das mais altas distinções nacionais da OBR. Conferida aos alunos da Prática vice-campeões da fase final da OBR em reconhecimento ao talento demonstrado. Será conferida em cerimônia especial durante a fase final.
medalha_terceiro_brasileiro2 Medalha de Terceiro Lugar Brasileiro. Uma das mais altas distinções nacionais da OBR. Conferida aos alunos da Prática detentores do 3o lugar da fase final da OBR em reconhecimento ao talento demonstrado. Será conferida em cerimônia especial durante a fase final.

 

Medalhas Especiais

medalha_merito_nacional Medalha de Mérito Nacional. Medalha especial que pode ser conferida pela OBR a alunos, professores e/ou escolas em situações especiais de distinção, tais como forte capacidade de superação, união, desempenho ou dedicação para com o ensino brasileiro.
medalha_mundial Medalha de Mérito Mundial. Medalha especial que pode ser conferida pela OBR a alunos, professores e/ou escolas que tenham se desetacado representando o Brasil em competição internacional de robótica.

 

Certificados

A OBR fornecerá certificados de diferentes naturezas aos participantes. Os certificados serão fornecidos de forma digital (PDF) e estarão disponíveis para download das escolas no sistema OLIMPO mediante login e senha. Em casos especiais a OBR poderá fornecer também certificados impressos. Para efeito da emissão de certificados serão considerados alunos participantes apenas aqueles devidamente inscritos na base de dados da OBR e que tiverem notas corretamente atribuídas pela escola dentro do prazo estipulado para tal pela organização da OBR. Não serão fornecidos certificados para inserções no sistema da OBR posteriores à data-limite.

Certificado de Participação – A OBR fornecerá certificados de participação a todos os inscritos.

Certificado de Difusão – A OBR fornecerá certificados especiais a escolas e professores que tenham um elevado número de alunos inscritos na OBR, independente de suas notas, em reconhecimento a sua valiosa contribuição para a formação de recursos humanos para o Brasil e seu compromisso e investimento para a melhoria do processo ensino-aprendizagem

Certificado de Desempenho – A OBR fornecerá certificados a todos os alunos premiados com medalhas, em nível nacional e estadual. Os certificados conterão o nome do aluno, sua escola e professor responsável, sendo válidos para todos os envolvidos como reconhecimento da OBR pela valiosa contribuição na formação de recursos humanos para o Brasil. A OBR fornecerá certificados especiais também às escolas e professores cujos alunos tenham um elevado desempenho médio na olimpíada, desde que a escola possua um número elevado de alunos inscritos.

É preciso destacar que, de acordo com a política de divulgação de notas e informações da OBR, nenhum dos certificados conterá notas dos envolvidos.

 

Outros prêmios

A OBR sempre busca estimular, junto a seus patrocinadores, a distribuição da maior quantidade de prêmios para os alunos participantes. Embora esforços sempre sejam realizados pela comissão organizadora, não há garantias da distribuição de quaisquer outros prêmios em nenhuma das categorias.

24,581 total views, 7 views today