Nesta sexta-feira e sábado, dias 16 e 17 de junho, das 8h às 18h, acontece a etapa regional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Centro Universitário FEI . Em ambos os dias, estima-se a participação de mais de 174 equipes e cerca de 500 estudantes.
A OBR é destinada a todos os estudantes de escolas públicas ou privadas do ensino fundamental, médio e técnico, e utiliza a temática da robótica para estimular os jovens a buscarem carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.
O trabalho em equipe e a autonomia são só alguns dos pontos abordados com os estudantes da OBR, um aprendizado que vai muito além da sala de aula, como explicou o professor Flávio Tonidandel, coordenador do evento e vice-presidente da RoboCup Brasil. “A Olimpíada Brasileira de Robótica é uma iniciativa de vários professores de universidade, e aqui no Brasil ela surgiu em 2007, com operações das categorias da Robocup Júnior. Hoje, ela é organizada pela RoboCup Brasil e a intenção dela é fomentar a robótica no ensino fundamental e médio. É mostrar para esses jovens que eles podem criar robôs e que o futuro está nas mãos deles”.
Cada estado deve realizar pelo menos uma etapa regional/estadual, regida pelo Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática da OBR. As etapas regionais estão em andamento e acontecem até o mês de agosto, sendo definidas pelo Representante Estadual, em conjunto com os Coordenadores de Eventos Locais e Instituições-sede.
Serviço – OBR (Etapa Regional)
Data: 16 e 17 de junho, das 8h às 18h
Local: Campus da FEI, em São Bernardo do Campo.
Entrada: Gratuita
Informações: https://www.obr.org.br/