OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica

Modalidade Teórica

Modalidade Teórica-4
Teórica

O que é a Modalidade Teórica?

Provas que abordam problemas na temática de Robótica que possam ser solucionados a partir de conceitos aprendidos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens.

Testamos conhecimentos do Ensino Fundamental ao Médio/Técnico, com diferentes níveis de dificuldade:

Níveis 0 – 4

 Destinada aos alunos do Ensino Fundamental anos iniciais e finais

Para os níveis 0 – 4, a modalidade ocorre em uma única fase (Fase 1). A prova é aplicada no mesmo dia em todas as escolas participantes. Os melhores alunos desta modalidade recebem medalhas de ouro, prata e bronze e de mérito, de acordo com o desempenho em nível nacional. Além de certificado de Mérito Estadual.

close-first (não excluir, serve para o primeiro item da sanfona desaparecer)

Nível 0 – Para estudantes regularmente matriculados no 1º ano do Ensino Fundamental;

Nível 1 – Para estudantes regularmente matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Fundamental;

Nível 2 – Para estudantes regularmente matriculados no 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental;

Nível 3 – Para estudantes regularmente matriculados no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental;

Nível 4 – Para estudantes regularmente matriculados no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental.

Nível 5

Ensino Médio e Técnico

Já para o Nível 5, a modalidade ocorre em duas fases, onde os alunos participam no mesmo dia, concorrendo às mesmas medalhas dos outros níveis e vagas em nosso Minicurso de Robótica.

Fase 1

Assim como nos outros níveis, prova é aplicada no mesmo dia. Os melhores alunos da Fase 1 recebem medalhas e avançam para a Fase 2.

Fase 2

A Fase 2 é realizada pelos alunos com melhor desempenho na Fase 1, concorrendo a vagas no Minicurso de Robótica e medalhas.

Minicurso

O Minicurso de Robótica é uma das premiações dadas aos alunos com o melhor desempenho em cada estado, desde que não tenham tido contato com a robótica na prática.

O número de questões e tempo de prova variam por nível, atente-se sempre aos manuais antes de organizar a aplicação da prova.

Quais os conteúdos?

Todo o conteúdo da modalidade está no Manual de Estudos, onde é possível encontrar o que estudar para cada nível. Todo o conteúdo está de acordo com o que já é visto na escola e mostra como a robótica pode ser utilizada para resolver e entender melhor problemas de ciências, física, matemática, geografia, história e linguagens. Além disso, a cada nível incluimos um pouco de conteúdo específico de robótica a fim de iniciar e motivar nossos alunos na temática.

Onde vai acontecer?

Todo o processo de aplicação, correção e divulgação de resultados está descrito no Manual de Aplicação, encontrado na página de Documentos e Manuais.

Premiações

Além de vagas para o Minicurso de Robótica, os alunos com ótimo desempenho estão concorrendo a medalhas, bolsas de Iniciação Científica Jr do CNPq e certificados! Alguns desses prêmios são:

Ouro / Prata / Bronze

Acompanhadas de um certificado, as Medalhas de Ouro, Prata e Bronze são concedidas conforme a performance do  aluno em uma Fase.

A faixa de pontuação para cada medalha é determinada anualmente pela coordenação da OBR, e pode ser encontrada nos documentos da modalidade.

Honra ao Mérito

Medalha dada ao melhor aluno de cada nível em cada escola em reconhecimento ao talento demonstrado. A medalha não será enviada àquelas escolas que já atendem aos critérios para receber alguma das outras medalhas de ouro, prata, ou bronze naquele nível.

Finalista

Medalha dada aos participantes do Nível 5 convocados para o Minicurso de Robótica.

A OBR sempre busca, junto a seus patrocinadores, a distribuição da maior quantidade de prêmios para os alunos participantes. Para saber mais sobre premiações, consulte os Documentos e Manuais da modalidade.

Quero começar a estudar. E agora?

Acesse a página  Documentos e Manuais para encontrar as provas anteriores da Modalidade Teórica OBR, assim como o Manual de Estudo.

Ainda Perdido?

Perguntas e Contato

Veja aqui o que a maioria dos competidores e professores-orientadores estão perguntando!

Documentos Manuais

Encontre aqui o Manual de Estudo, Aplicação, Provas Anteriores e outros documentos para melhor entender a modalidade!

Portal do Participante

Já participa da Modalidade Teórica? Acesse já o Portal do Participante para ficar por dentro das últimas notícias.