OBR – Olimpíada Brasileira de Robótica

Modalidades Práticas

crab-removebg-preview
IMG_7749

O que são as Modalidades Práticas?

São oportunidades de tirar o robô do campo da imaginação e torná-lo real. Aqui você poderá solucionar desafios reais com muita criatividade e claro, muita mão na massa!

Robótica de Resgate

Construa um robô autônomo que seja capaz de resgatar vítimas em um ambiente de desastre passando por todos os perigos do caminho, sem intervenção humana.

Robótica Artística

Aqui você irá fazer uma apresentação artística com a utilização de robôs. As apresentações podem ser dança, teatromágica, show de comédia entre outros.

Robótica Virtual

Produza um vídeo de um projeto de robótica de resgate ou crie um robô virtual para competir em provas simuladas de resgate! É uma oportunidade de participar de forma mais acessível.

Posso participar de todas?

Cada participante poderá optar entre uma das presenciais: Robótica de Resgate ou Robótica Artística. E ainda participar de uma das categorias da Apresentação e da Simulação.

Trabalho em Equipe

Nas Modalidades Práticas, incentivamos o trabalho em equipe, necessitando ao menos dois alunos e um professor-orientador para participar. Assim, buscamos incentivar a troca de conhecimentos e a aprendizagem colaborativa.

Evolua dentro da sua categoria

nos diferentes Níveis e Etapas:

Nível 0

Iniciativa para que os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental possam participar, em algumas categorias, em um ambiente menos competitivo e mais lúdico, com regras e premiação diferenciadas. Alunos desta categoria podem participar da Etapa Regional e se classificar para competir na fase Estadual. 

Níveis 1 e 2

Todas as categorias possuem regras aproximadas em ambos os níveis, porém a dificuldade é reduzida no Nível 1.

Nível 1 – Para estudantes do 1º ao 8º ano do Ensino Fundamental.

Nível 2 – Para estudantes de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.

Todos os participantes começam nas etapas Regionais,ou Estaduais em estados menores ou com poucas inscrições. Os alunos com maior desempenho de cada categoria no seu nível avançam à etapa Nacional, podendo concorrer, no caso do Nível 2, a uma vaga na etapa mundial!

Etapa

Regional

Presente apenas em estados com grande número de inscrições ou com grande extensão territorial, as Regionais selecionam as melhores equipes locais para a Etapa Estadual.

Etapa

Estadual

As equipes com melhor desempenho nas regionais ou em estados com poucas inscrições competem na Etapa Estadual concorrendo ao título de “Campeão do Estado”. 

Etapa

Nacional

As  melhores equipes de cada estado do Brasil se encontram em uma cidade diferente todo ano para lutar pelo título de “Campeão Nacional” e concorrer a diversos prêmios.

RoboCup Mundial

Um número de vagas à competição mundial promovida pela RoboCup Federation é disponibilizado à(s) melhor(es) equipe(s) do Nível 2 das categorias presenciais da Modalidade Prática da OBR. Já pensou em sua equipe representar o Brasil “na gringa”?

Quando e onde acontecem as etapas das Modalidades?

Tradicionalmente, as etapas regionais/estaduais presenciais acontecem entre junho e agosto, e a nacional entre final de setembro a novembro. Entretanto, as datas oficiais serão sempre comunicadas nos canais oficiais da Olimpíada e nas páginas de cada estado, precisando o competidor estar sempre atento ao calendário e as datas oficiais para cada etapa, que podem ser encontadas em:

Nunca fiz um robô antes. Como posso aprender?

A escolha das ferramentas e tecnologias é livre e feita pelas equipes e seus professores-tutores (sempre de acordo com os manuais de regras, claro). Em nosso canal do Youtube podem ser encontradas lives, discussões sobre estratégias e cursos.

Além disso, incentivando a colaboração sugerimos a utilização, dos materiais e tutoriais disponíveis online, em várias redes sociais e outros canais de comunicação de outros competidores, ex-competidores ou instrutores que podem guiar uma nova equipe a iniciar nessa jornada.

Premiações

Além de vagas para a RoboCup Mundial (Nível 2), os alunos com ótimo desempenho concorrem a  medalhas, certificados e bolsas de Iniciação Científica Junior do CNPq! As medalhas podem ser conquistadas em cada parte do processo:

Etapa Regional

Etapa Estadual

Etapa Nacional

Dependendo da categoria, as premiações são dadas não só às equipes com o melhor desempenho nas provas, mas também àquelas com o melhor design de robô, lógica de programação, trabalho em equipe, entre outras.

A OBR sempre busca, junto a seus patrocinadores, a distribuição da maior quantidade de prêmios para os alunos participantes. Para saber mais sobre as premiações, consultar os Documentos e Manuais.

Ainda Perdido?

Perguntas e Contato

Veja aqui o que a maioria dos competidores e professores-orientadores estão perguntando!

Documentos Manuais

Encontre aqui o Manual de Regras das categorias e etapas, além de outros documentos para melhor entender cada modalidade!

Portal do Participante

Já participa da Modalidade Prática? Acesse já o Portal do Participante para ficar por dentro das últimas notícias.