Redes Sociais

Modalidade Prática

Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.

O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.

OBR 2022

Em 2022, teremos três categorias da Modalidade Prática: Presencial, Simulação e Apresentação

Presencial

A Etapa Regional/Estadual é realizada em uma Instituição-sede da Modalidade Prática no estado do estudante. As sedes regionais são indicadas pela OBR dentre as instituições que se candidatarem. Esta fase pode incluir etapas classificatórias regionais e estaduais.

As equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional. Cada estado deve realizar pelo menos uma etapa regional/estadual, regida pelo Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática da OBR.

As etapas regionais/estaduais acontecem entre maio e agosto e são definidas pelo Representante Estadual em conjunto com os Coordenadores de Eventos Locais e Instituições-sede. O cronograma de eventos da Etapa Regional/Estadual da Modalidade Prática em cada estado já está sendo definido.

Modalidade Prática Virtual – Simulação

Voltada para os estudantes do 1 ao 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A missão desta modalidade é realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs virtuais em um ambiente simulado. O robô virtual deve ser ágil para superar períodos difíceis (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos), retornar um percurso sem saída (beco sem saída) e subir níveis e descer níveis (rampas e gangorras) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (esferas pratas e pretas), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate). Gerenciamento de tempo e habilidades técnicas são essenciais!

O ambiente utilizado para simulação, programação e responsável por fazer a gerência da competição será o simulador sBotics. O simulador sBotics é uma plataforma de simulação dos níveis 1 e 2 da Modalidade Prática Virtual etapas Estadual e Nacional desenvolvido pela OBR. É possível fazer o download do simulador através do site http://weduc.natalnet.br/sbotics para os sistemas Windows, Linux e Mac OS.

Modalidade Prática Virtual – Apresentação

Equipes de estudantes apresentam, em vídeo , um projeto desenvolvido por eles durante o ano letivo e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs e programações, usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos, peças avulsas em geral, microcontroladores, entre outros.
Os vídeos deverão ter no máximo 5 minutos, e incluir imagens, filmagens, áudio, links, o robô, programação, equipe (dependendo da categoria escolhida) e conter obrigatoriamente o nome da equipe. Os vídeos serão avaliados levando em consideração tempo do vídeo (5 minutos), correta identificação (equipe e competição), roteiro, argumentação, domínio de conteúdo, criatividade, assertividade comunicacional, conteúdo e coerência à categoria de inscrição.

Para saber mais detalhes, acesse: COMO PARTICIPAR DA MODALIDADE PRÁTICA.