Como participar da Modalidade Prática?

Em um ambiente hostil, muito perigoso para o ser humano, um robô completamente autônomo, desenvolvido por uma equipe de estudantes, recebe uma tarefa difícil: resgatar vítimas sem interferência humana.
O robô deve ser ágil para superar terrenos irregulares, transpor caminhos desconhecidos, desviar de escombros e subir montanhas para conseguir salvar as vítimas desse desastre, transportando-as para uma região segura onde os humanos já poderão assumir os cuidados.
A Modalidade Prática possui três níveis distintos:
NÍVEL 0 
- Para estudantes de 1o a 3o ano do Ensino Fundamental.
- Equipes neste nível participam apenas da Etapa Regional/Estadual.
- Regras e premiação diferenciadas.
NÍVEL 1
- Para estudantes de 1o a 8o ano do Ensino Fundamental.
- Equipes neste nível podem avançar até a Etapa Nacional.
NÍVEL 2
- Para estudantes de 8o e 9o anos do Ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio ou Técnico.
- Equipes neste nível podem avançar até a Etapa Nacional e concorrer à vaga na Etapa Internacional da Robocup.
Quem pode participar?
Todo estudante de Ensino Fundamental, Médio ou Técnico que complete no máximo 19 anos no ano da competição. Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática.
Como montar uma equipe?
As equipes para participar da Modalidade Prática devem ser compostas respeitando-se os seguintes itens:
- Grupos de no mínimo 2 e no máximo 4 estudantes.
- Todos os estudantes da equipe devem ser registrados em um mesmo nível.
- Cada estudante só pode fazer parte de uma equipe.
- Cada equipe deve ter um nome (será necessário para sua inscrição).
- Todos os estudantes da equipe devem estar vinculados a uma instituição de ensino formal.
- Aceitam-se estudantes de escolas diferentes em uma única equipe, desde que o aluno autorize sua participação por outra instituição que não a sua.
Quem faz a inscrição do estudante que quer participar?
Um professor ou tutor é responsável pela inscrição dos estudantes, atribuição da modalidade e configuração das informações da equipe. O professor/tutor da equipe deve ser vinculado a uma escola ou ONG com fins educacionais, salvo no caso de Equipe de Garagem. A instituição da equipe será a mesma do professor/tutor que cadastrar a equipe. Mais informações na página INSCRIÇÕES.
O que é uma Equipe de Garagem? 
Uma Equipe de Garagem é aquela que não está vinculada formalmente a uma instituição de ensino. O professor/tutor responsável pelas inscrições também não precisa estar formalmente vinculado a uma instituição de ensino. Para realizar a inscrição da equipe o professor/tutor responsável deverá se vincular à “instituição” Equipe de Garagem no Sistema Olimpo.
O que é necessário para a inscrição?
Nome da equipe, nome dos estudantes, CPF dos estudantes, ano escolar e data de nascimento dos estudantes. A inscrição é gratuita. Mais informações na página INSCRIÇÕES.
Quais as etapas da Modalidade Prática?
A Modalidade Prática é dividida em duas etapas: uma Estadual (1a fase) e uma Nacional (2a fase, ou fase final).
A primeira etapa deve ser realizada na Instituição-sede da modalidade prática do estado do estudante (as sedes regionais serão indicadas pela OBR dentre as instituições que se candidatarem). Esta fase pode incluir etapas classificatórias regionais e estaduais. As equipes inscritas no Nível 0 participarão apenas da primeira etapa no estado. As equipes inscritas nos Níveis 1 e 2 poderão se classificar para a Etapa Nacional.
A segunda etapa (Etapa Nacional) será disputada pelas melhores equipes de cada estado e será realizada em conjunto com a Competição Brasileira de Robótica (CBR) durante o evento ROBOTICA. Veja na página ETAPA NACIONAL como é a distribuição de vagas para a Etapa Nacional.
Quais as regras da Modalidade Prática?
As regras da Modalidade Prática estão detalhadamente descritas no Manual de Regras da Etapa Classificatória – Modalidade Apresentação e Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual – Modalidade Simulação, Manual de Regras da Etapa Regional/Estadual – Presencial e no Manual de Regras da Etapa Nacional (em breve). Nestes documentos estão as normas para construção dos robôs e também para construção das arenas e desafios da competição. Um vídeo explicativo com as regras da Etapa Regional/Estadual da modalidade prática presencial também está disponível AQUI.
Quando e onde acontecem as etapas da Modalidade Prática?
As etapas regionais/estaduais presenciais acontecem entre junho e agosto. O calendário dos eventos regionais/estaduais além de informações específicas sobre os locais e horários estarão disponíveis na página ETAPA REGIONAL/ESTADUAL assim que definidas pelo Representante Estadual.
A Etapa Nacional está prevista para acontecer nos dias: 02 a 05 de outubro, para as modalidades VIRTUAIS, e de 07 a 12 de outubro, para a modalidade PRESENCIAL. . Mais informações podem ser encontradas em ETAPA NACIONAL.
Quais documentos preciso levar no dia da competição na Modalidade Prática?
Os participantes devem portar um documento de identificação com foto e o TERMO DE PARTICIPAÇÃO E USO DE IMAGEM assinado.
Etapa Internacional
A Modalidade Prática da OBR corresponde à categoria RoboCupJunior Rescue Line no Brasil.
A única maneira de competir nesta categoria da RoboCupJr/CBR é por meio da OBR, não sendo possível fazer inscrição diretamente na RoboCupJr/CBR para esta categoria sem ter passado pelos eventos classificatórios da OBR. A equipe campeã da Modalidade Prática – Nível 2 representará o Brasil no torneio internacional desta categoria da RoboCupJr. Mais informações AQUI.
Para todas as categorias Junior da RoboCup (OBR e CBR), o participante somente poderá fazer parte de uma única equipe na competição, ou seja, se o competidor já estiver participando em uma equipe classificada no Nível 2 para a Etapa Nacional pela OBR, não poderá participar em outra equipe das categorias RoboCupJr (informações sobre as demais categorias RoboCupJr estão disponíveis no site: www.cbrobotica.org ).

