Prática Virtual: Simulação e Apresentação
Em 2023, teremos a modalidade Prática Virtual:
Simulação e Apresentação
Modalidade Prática Virtual – Simulação
Voltada para os estudantes do 1 ao 9º ano do Ensino Fundamental, Médio e Técnico. A missão desta modalidade é realizar o resgate de vítimas de uma situação de desastre utilizando robôs virtuais em um ambiente simulado. O robô virtual deve ser ágil para superar períodos difíceis (redutores de velocidade); transpor caminhos onde a linha não pode ser reconhecida (gaps na linha); desviar de elementos desconhecidos (obstáculos), retornar um percurso sem saída (beco sem saída) e subir níveis e descer níveis (rampas e gangorras) para conseguir salvar a(s) vítima(s) (esferas pratas e pretas), transportando-a(s) para uma região segura (área de resgate).
Gerenciamento de tempo e habilidades técnicas são essenciais!
O ambiente utilizado para simulação, programação e responsável por fazer a gerência da competição será o simulador sBotics. O simulador sBotics é uma plataforma de simulação dos níveis 1 e 2 da Modalidade Prática Virtual etapas Estadual e Nacional desenvolvido pela OBR. É possível fazer o download do simulador através do site http://weduc.natalnet.br/sbotics para os sistemas Windows, Linux e Mac OS.
Modalidade Prática Virtual – Apresentação
Equipes de estudantes apresentam, em vídeo , um projeto desenvolvido por eles durante o ano letivo e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Os alunos precisam pesquisar, projetar e construir seus próprios robôs e programações, usando kits de robótica, placas e componentes eletrônicos, peças avulsas em geral, microcontroladores, entre outros.
Os vídeos deverão ter no máximo 5 minutos, e incluir imagens, filmagens, áudio, links, o robô, programação, equipe (dependendo da categoria escolhida) e conter obrigatoriamente o nome da equipe. Os vídeos serão avaliados levando em consideração tempo do vídeo (5 minutos), correta identificação (equipe e competição), roteiro, argumentação, domínio de conteúdo, criatividade, assertividade comunicacional, conteúdo e coerência à categoria de inscrição.