Redes Sociais

O que é a OBR?

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que utiliza-se da temática da robótica.

Tem o objetivo de estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica, que procuram adequar-se tanto ao público que nunca viu robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional. As atividades acontecem através competições práticas (com robôs) e provas teóricas em todo o Brasil.

Modalidade Prática acontece através de eventos/competições Regionais e Estaduais que classificam as equipes de estudantes para uma final Nacional, os estudantes ficam sob orientação de seus professores e cientistas. Os eventos organizados pela OBR e são gratuitos e abertos ao público.
Vejas mais informações no menu: Modalidade Prática.

Modalidade Teórica, acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde os estudantes responderão questões de uma prova escrita preparada por uma Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em uma única fase para o Ensino Fundamental e em duas fases para o Ensino Médio e Técnico. Vejas mais informações no menu: Modalidade Teórica.

A OBR ocorre desde 2007, atualmente é considerado o maior evento de robótica da América Latina e classifica equipes para a RoboCup, maior evento de robótica do mundo. No ano de 2022 tivemos mais de 160 mil participantes diretos de todos os Estados Brasileiros com mais de 5000 equipes competindo na modalidade prática no país.

A OBR é apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) . Além de contar com o suporte da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e RoboCup Federation, é coordenado de forma voluntária por um grupo composto por cientistas e doutores na área de robótica e tecnologia das maiores e melhores universidades públicas e particulares do Brasil.

Organização

Depoimentos de quem já participou…

Aluno participante

“… por uma falha de comunicação dos fios de um dos sensores, o robô não conseguiu executar nada, resultando em ZERO pontos. […] A menor nota já era aquela, ou seja, não poderíamos errar novamente. […] Se eu tivesse conferido os cabos, a história seria outra. Porém, a minha equipe (a melhor do mundo) me apoiou muito, surgiu uma força tão grande capaz de mudar tudo. No segundo round, demos a volta por cima e conseguimos fazer 170 pontos. Nisso, a esperança de ir para a etapa estadual foi crescendo. No round final, conseguimos 205 pontos heroicos, que foram conquistados de forma milagrosa, na minha opinião. O robô conseguiu fazer o resgate da vítima, sendo o único a conseguir nessa etapa. Quando o resgate foi feito, não há palavras que descrevem o que senti no momento, mas resumo em uma palavra: GRATIDÃO. E, para completar, conseguimos a medalha de prata, que foi recebida com uma alegria imensa.”

 Formiga – MG
2018-03-26T10:19:31-03:00
“… por uma falha de comunicação dos fios de um dos sensores, o robô não conseguiu executar nada, resultando em 

Ex-participante da OBR, estudante de Engenharia

“A competição havia sido tão legal, que em 2010 resolvemos competir novamente, o primeiro ano do resgate, e após intensos meses de esforço em equipe, onde passamos as férias inteiras treinando de segunda a sábado, porque robótica acima de tudo era divertido, conseguimos a medalha de ouro em 2010. É possível ver toda a emoção que foi ver o nosso robô pela primeira vez completando a prova neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=cpIFSyKalsE
(E nesse momento meus olhos já estão cheios de lágrimas de lembrar dos tempos de OBR)”
 João Pessoa – PB
2018-03-26T11:04:03-03:00
“A competição havia sido tão legal, que em 2010 resolvemos competir novamente, o primeiro ano do resgate, e após intensos 

Professor

“Sou […] professor de química que se tornou um apaixonado pela robótica educacional desde o ano de 2010, quando fui apresentado à OBR. Incentivo meus estudantes a nunca desistirem e sempre trabalhar em grupo, aprendendo a respeitar os outros, mesmo sabendo o quanto é difícil fazê-los compreenderem essas atitudes. Em uma comunidade carente e cheia de necessidades, um evento como esse tem grande importância na condução do processo inicial.”

Paulista – PE
2018-03-26T10:57:30-03:00
“Sou […] professor de química que se tornou um apaixonado pela robótica educacional desde o ano de 2010, quando fui 

Ex-participante da OBR, estudante de Engenharia

“A OBR é um evento com um espírito de compartilhamento e aprendizagem único, hoje posso dizer sem dúvida alguma que participar da OBR foi a decisão que mais impactou na minha vida, e espero do fundo do meu coração, que cada vez mais brasileiros tenham a oportunidade de participarem.”
 João Pessoa – PB
2018-03-26T11:00:26-03:00
“A OBR é um evento com um espírito de compartilhamento e aprendizagem único, hoje posso dizer sem dúvida alguma que 

Mãe de participante

“Estado do RN, filho de 11 anos já participou duas vezes. Robótica é maravilhoso, interdisciplinar, progressivo, empolgante, é o futuro!”
Parnamirim – RN
2018-03-26T11:02:30-03:00
“Estado do RN, filho de 11 anos já participou duas vezes. Robótica é maravilhoso, interdisciplinar, progressivo, empolgante, é o futuro!” 

Aluna participante

“Foi uma experiência incrível onde pude conhecer um meio novo da tecnologia […] mas entrar na OBR foi viver em um mundo muito diferente do que eu estava acostumada, mas que me fez crescer ainda mais. Aprendi a não desistir tão fácil, e o quanto é importante a harmonia do grupo. A OBR veio pra ajudar na minha insegurança, uma pessoa tão atrapalhada como eu, soldar fios. Não se trata apenas de robôs ou de lógicas, a OBR se trata do meu futuro.”

Itapetininga – SP
2018-03-26T10:01:55-03:00
“Foi uma experiência incrível onde pude conhecer um meio novo da tecnologia […] mas entrar na OBR foi viver em 

Ex-participante da OBR

“Conheci a OBR em 2008 na época era estudante de curso técnico e fazia graduação em engenharia. Adorava as provas e isso me motivou a ingressar na área de robótica. Esse ano finalizei meu doutorado em engenharia mecânica.”
 São Carlos – SP
2018-03-26T11:05:04-03:00
“Conheci a OBR em 2008 na época era estudante de curso técnico e fazia graduação em engenharia. Adorava as provas 

Professor

“ […] O impacto positivo dessas ações se refletem no entusiasmo e na motivação dos estudantes, despertando neles o interesse pela busca de conhecimento, através da robótica. São muitos os fatores de impacto positivo. Esperamos que o apoio e o incentivo a essas competições não pare.”
Campo Grande – MS
2018-03-26T11:06:54-03:00
“ […] O impacto positivo dessas ações se refletem no entusiasmo e na motivação dos estudantes, despertando neles o interesse 

Professor

“A OBR é uma das mais importantes iniciativas de fomento ao desenvolvimento de tecnologias digitais do Brasil. Ela precisa de recurso e apoio para não interromper seu ciclo de produção de talentos na área das Tecnologias da Informação e Comunicação.”
Natal – RN
2018-03-26T11:01:16-03:00
“A OBR é uma das mais importantes iniciativas de fomento ao desenvolvimento de tecnologias digitais do Brasil. Ela precisa de 

Professor e voluntário na organização

“Participar da organização do projeto Olimpíada Brasileira de Robótica é uma experiência que contribui na formação profissional e, principalmente, na formação da cidadania educacional. Promover a OBR é oportunizar aos jovens um futuro com novas perspectivas.”
Salvador – BA
2018-03-26T11:06:24-03:00
“Participar da organização do projeto Olimpíada Brasileira de Robótica é uma experiência que contribui na formação profissional e, principalmente, na 

Aluna ex-participante da OBR

“É tanta coisa para falar !! […] O que eu não podia imaginar era de chegar a ser campeã brasileira e garantir a vaga na ROBOCUP de 2016 na Alemanha. Foram 3 anos de muita aprendizagem e amadurecimento, poder representar o Brasil em uma competição mundial foi uma experiência incrível. Só tenho a agradecer a robótica pela mudança que fez na minha vida, graças a OBR descobri o meu amor pelo curso de exatas e hoje faço ciências e tecnologia na UFRN e vou fazer a ênfase para engenharia da computação.
Natal – RN, Equipe Campeã em 2015
2018-03-26T11:05:46-03:00
“É tanta coisa para falar !! […] O que eu não podia imaginar era de chegar a ser campeã brasileira 

Aluno participante de 11 anos

“Eu acho que a OBR é uma coisa que pode crescer e que ainda vai crescer para melhorar esse nosso país.”
São Paulo – SP
2018-03-26T11:03:10-03:00
“Eu acho que a OBR é uma coisa que pode crescer e que ainda vai crescer para melhorar esse nosso 

ACONTECE NA OBR